Esse post é aquele tão esperado sobre Punta Cana, onde eu conto tudinho que tem no RIU República e como foi ficar lá por uma semana – que passou VOANDO! Antes de tudo temos dois pontos importantes: o RIU República é o único resort da rede em Punta Cana que fica fora do complexo – são 5 km que os separam, o que obriga o hotel a ter uma estrutura própria e exclusiva: loja, night club, entretenimento, opções de restaurantes. Além disso, este é um hotel é só para maiores de 18 anos e a diferença é que não há necessidade de usar as fitinhas que diferenciam aqueles que são menores de idade e não podem consumir bebidas alcoólicas.
Primeiras impressões e serviço do RIU República
Nosso voo chegou à noite, fizemos o check in depois das 22h, sem dificuldade alguma. Apesar de a língua oficial ser o espanhol, os dominicanos falam muito bem o portunhol, não tivemos dificuldade alguma.
A recepção funciona 24h e o atendimento sempre foi muito bom, embora nos horários de check in e check out formam-se filas e por isso sugiro evitar tais horários.
O serviço nos bares foi ótimo, mesmo quando pedimos drinks diferentes do menu. Nem sempre demos gorjetas, mas no caso de pedidos especiais ou para aqueles que nos atendiam fora do bar – praia, louge, etc – sempre havia “propina”.
Cruzamos com as camareiras todo o tempo nos corredores, o serviço delas é bom, nada excepcional. Fizeram decoração com toalhas e flores, deixaram balões no dia do meu aniversário, mas a limpeza diária é bem básica – o lixo não era retirado diariamente, por exemplo.
Quando fizemos check out, deixamos as malas em uma sala destinada a isso e pudemos seguir usando toda a estrutura do hotel até a hora do nosso transfer para o aeroporto.
O all inclusive do RIU República Punta Cana
São nove restaurantes e onze bares! Dois restaurantes são no estilo buffet com tudo o que você possa imaginar, e os outros sete de especialidades abertos somente para a janta; italiano, asiático, steakhouse, indiano, espanhol e dois gourmet. Não há necessidade de reserva, mas alguns distribuem senhas de espera ou agendam os hóspedes para determinado horário. A partir das 20h os restaurantes ficam todos bem cheios, a minha sugestão é chegar sempre em torno de 19:30 h.
Como já falei antes, comemos muito bem no Brasil o que nos deixa um pouco mal acostumados. Minhas expectativas eram realmente altas, então confesso que acabei me decepcionando um pouco.
Para o café da manhã os dois buffets ficam abertos das 7h às 11h com todo o tipo de comida de café da manhã possível. Perdi a conta de quantas opções de ovos tinha! Além disso, pães, frutas, waffles, panquecas, hash browns, bacon, omelete, salsichas, arroz frito, vegetais, sucos, café, mimosas – espumante com suco de laranja, bebida típica de brunch -, doces. Admito: era a minha refeição favorita.
O almoço é oferecido das 12h às 15:30h no mesmo esquema de buffet, com toda a variedade possível: estação de italiano, estação de grelhados, estação de árabe, estação de mexicano, estação de frituras, estação de saladas, estação de sobremesas, estação de sorvetes, estação de sopas. Em resumo: meu café da manhã reforçado acabou comprometendo o almoço quase todos os dias.
No jantar fui cada dia em um restaurante diferente: steakhouse, italiano, gourmet – o que mais me agradou – e buffet. A comida era boa em todos eles, mas era só isso: boa.
E as bebidas!
Opção de bebidas não faltaram! Os bares tem um cardápio meramente sugestivo, porque os barmans fazem o que você pedir. Um clássico local é o Sammy Sossa: rum, Straberry Daiquiri, Pina Colada e Blue Curacao, super colorido e gostoso. Muitos drinks são feitos com uma base pronta – suco de morango, abacaxi, entre outros – e essas misturas são bastante doces! Na metade da viagem já não aguentávamos mais tanta doçura, então bebíamos mojito, espumante e drinks sem as misturas prontas. Além disso, no quarto há um dispenser com garrafas inteiras de vodka, rum, whisky e gin com reposição a cada dois dias – incluído no all inclusive.
O Sport Bar funciona 24h e tem um ótimo ar condicionado, o que certamente faz dele um dos melhores bares fora das áreas de piscinas! Lá também há um espaço com lanches rápidos: hambúrgueres, salsicha, misto quente, nachos, frutas e bolos.
O (meu) quarto no RIU República
São mais de 1.300 quartos! Fiz reserva para um quarto standard, de 35m², com vista para o jardim. A decoração era simples e clean, havia duas camas de casal e um sofá de dois lugares, uma mesa de centro, cômoda, criado mudo, frigobar e cafeteira. A varanda desse quarto tinha vista para o jardim e piscinas, onde tocava Sweet Caroline todo fim de tarde enquanto relaxávamos vendo o entardecer. Banheiro muito espaçoso, com duas pias, um bom chuveiro e sem banheira.
*Imagens de oficiais do hotel.
Os três prédios do hotel são de três andares, muitas escadas e elevadores em locais estratégicos. Além disso são todos bem abertos e com vistas interessantes, por isso tire um tempinho para andar por caminhos diferentes e procurar algumas vistas panorâmicas.
Compras
O hotel tem uma única loja, nela havia roupas – preços não muito convidativos -, calçados, roupas de banho, bolsas, chapéus, souvenirs, remédios, protetor solar, joias, bebidas, brinquedos e artesanatos. No entanto, a loja possui desconto de 20% em alguma seção em cada dia da semana: segunda é o dia dos itens Robin Ruth – chapéus, bolsas, saídas de banho, chinelos de dedo, nécessaires, entre outros -; terça são os brinquedos e infláveis; quarta é o dia das camisetas; quinta dos artesanatos; sexta jóias – pratas com pedra larimar (pedra típica de lá)-; sábado desconto na mamajuana e run; e domingo, acredite ou não, é o dia de comprar Havaianas. Sendo assim, a dica aqui é não deixar as compras para o último dia e sim escolher o melhor dia para comprar cada item.
Entretenimento no RIU República Punta Cana
O hotel tem programação de entretenimento noturno diariamente em dois espaços, incluído shows e interações com o público em pequenas competições, mas não se preocupe, eles não forçam ninguém a participar. Além disso, tem uma discoteca – Pacha – exclusiva, já que fica fora do complexo RIU.
Duas vezes na semana acontecem as pool party no complexo RIU, então o RIU República disponibiliza o transporte de ida e volta para os eventos.
O cassino também fica no complexo, não há um exclusivo no hotel. Por isso, também há transporte para lá – toda noite, a cada meia hora, aproximadamente.
Há quadras de vôlei e futebol espalhadas pelo hotel, bem como aulas de pilates, yoga, entre outras
Além disso, o hotel possui oito piscinas, três bares molhados, um “parque aquático” com tobogãs, espreguiçadeiras na praia e nas piscinas, academia, SPA – pago separadamente.
Passeios
As agências ficam no teatro do hotel todas as manhãs. Se você tiver a intensão de reservar mais de um programa, os preços tendem a baixar, por isso tente reservar todos de uma vez. Espalhado pelo hotel há sempre alguém vendendo o Coco Bongo e passeios de barco e mergulho. Os passeios não fazem parte do resort, então se você quiser saber mais sobre eles, temos um post só sobre isso: Impossível fazer nada em Punta Cana.
Nesse post aqui tem mais informação pra te ajudar a decidir sobre sua viagem para Punta Cana.
Não deixe de contratar o seguro de viagem antes de viajar para Punta Cana, ninguém quer precisar, mas é melhor prevenir não é mesmo?! Nesse link* tem várias opções e desconto de 5% para os leitores do Um Pulo no Mundo!
Você já é experiente em resorts all inclusive? Me conta se é sempre assim mesmo.
Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.