Floripa é o destino perfeito para o verão: muitas praias, festas e gente bonita. No entanto, a cidade já ficou famosa pelo tanto de perrengues que os turistas passam, principalmente em festas ou filas intermináveis para conseguir chegar na praia.
Eu realmente recomendo que você venha conhecer este paraíso fora da alta temporada (do natal até o carnaval), mas nem todo mundo tem essa opção e vou te ajudar. Moro na ilha há mais de dez anos e o verão é a época que menos aproveito a cidade. Ela fica tão cheia que chega a me desanimar a sair de casa. Por isso, tenho algumas estratégias para conseguir fazer os programas que eu gosto e agora eu vou dividi-las contigo:
1. Chegue cedo
A faixa de areia das praias é bem limitada e a situação fica pior quando a maré sobe, o que é bem comum em Jurerê, por exemplo. É verão em Floripa, se você quiser garantir seu lugar ao sol na alta temporada, esteja na praia antes às 10h.
2. Evite ficar se deslocando durante o verão em Floripa
Há congestionamento na ilha durante o ano todo, mas no verão ele se concentra no acesso às praias – o que não é surpresa para ninguém. Escolha a sua praia do dia, caso contrário você passará o dia pulando de fila em fila. O ideal seria você pode escolher ficar hospedado em uma praia e usar bem pouco o carro, mas são muitas praias e você vai precisar se deslocar em algum momento. Outra opção é se hospedar em uma região central e ir cada dia para uma praia diferente, mas não invente de aproveitar várias no mesmo dia durante a alta temporada.
3. Vá embora antes do pôr do sol
Quando o dia está encerrando todo mundo vai embora da praia ao mesmo tempo pelo mesmo (provavelmente) único acesso e você poderá perder horas parado ali. Isso compreensível, afinal você está passando o verão em Floripa, mas para evitar isso, saia da praia até as 17h.
4. Não beba e dirija
Eu nem deveria ter que te falar isso, mas faço questão de alertar. É muito comum ter blitz Lei Seca em vários pontos da ilha, mas principalmente no posto de polícia no antigo pedágio da SC 401, na altura do Koxixos da Beira Mar e na ponte. Você será parado na SC se estiver voltando mais tarde da praia ou voltando de alguma festa em Jurerê. Isso colabora muito na formação dos congestionamentos da região.
5. Conheça as praias do continente
Se você não foi para a praia cedinho e está na região central da cidade, é mais rápido chegar na Praia do Sonho, no continente, do que em Ponta das Canas, por exemplo. Há também as praias de Governador Celso Ramos (Palmas, Ganchos, Armação) e Palhoça (Guarda do Embaú, Pinheira) – sim, tem praia na Palhoça e elas são lindas! Essas opções são boas para passar o dia ou mesmo para passar a noite. Se você for um pouco mais longe, como Garopaba, sugiro que passe a noite.
6. Explore o sul da Ilha e curta o melhor do verão em Floripa
O sul da ilha é lindo, lá tem praia de mar calmo, bastante faixa de areia, além disso é bem menos frequentado que as praias do norte. Elas ficam mais longe, entretanto neste caso você estará se deslocando para longe e não parado em uma fila tentando chegar em Jurerê. Ainda assim, não se iluda, se você esperar anoitecer para ir embora levará quase duas horas para chegar na região central da cidade. Recomendo muito a praia do Pântano do Sul, a minha preferida da região, com ampla faixa de areia e opções de restaurantes.
7. Campeche
A praia bem localizada com fácil acesso esquecida pela maioria. O mar é agitado e há poucos opções de serviços na areia, aquele tipo de praia mais selvagem – por que não conhecer?! A faixa de areia é continuação da Joaquina, mas o acesso não passa pelo centrinho da Lagoa nem Rendeiras, onde concentra o maior fluxo de pessoas acessando as praias do leste.
Extra para curtir o verão em Floripa: Shows em Jurerê
Em Jurerê há uma alta concentração de espaços para shows, o que complica muito o trânsito em toda SC 401. Nas noites de grandes eventos o acesso pode levar horas, por isso recomendo que você seja aquela pessoa que chega cedo na festa – mas consegue chegar! E se você não for em nenhuma dessas festas, evite a região principalmente no horário de entrada e saída dos eventos.
Com essas dicas ficou fácil curtir Floripa, vem! E não esquece de incluir pelo menos umas dessas trilhas curtinhas e fáceis no teu roteiro.
Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.