A Cachoeira do Jarrão se tornou bastante popular nos últimos meses. O motivo? Uma queda de “borda infinita”. Não, isso não é obra da natureza. O poço foi adaptado pelo homem, ainda assim, é bem incomum e tem atraído inúmeros visitantes, principalmente nos finais de semana. Para completar o cenário, ao fundo é possível avistar o mar.
Cachoeira do Jarrão
Como chegar
Localizada aos pés do Morro do Cambirela, o ponto mais alto da região, o início da trilha para a Cachoeira do Jarrão fica localizada a 30km de Florianópolis, trecho que pode ser percorrido em 30 minutos, caso não seja horário de pico. No GPS utilize o Posto Cambirela (Rodovia BR-101, Km 230,5, s/n – Enseada do Brito, Palhoça – SC, 88138-788) como ponto de destino, e a partir dali você seguirá o trecho a pé. Há bastante espaço de estacionamento na parte de trás do posto e a conveniência é o último ponto para comprar aquele lanchinho ou água extra, além disso, tem banheiro disponível para os consumidores.
Para chegar ao acesso à trilha, siga caminhando com MUITO cuidado pelo acostamento, sentido sul (à direita do posto), em menos de 300 metros uma ponte cruzará o rio Cambirela, e logo a frente será necessário saltar a defesa metálica da rodovia.
Booking.com
A trilha da Cachoeira do Jarrão
Depois de cruzar o guard rail não tem muito segredo, siga o caminho marcado pelo uso frequente – há pontos com mato bem alto no início, mas é por ali mesmo. Em menos de 100 metros haverá uma placa de propriedade particular pertencente à Tiger Rangers Airsoft, onde são realizados treinamentos militares, este é o sinal para seguir no sentido oposto!
Você perceberá que existem MUITAS bifurcações durante a trilha, por isso sugiro ir sempre pelo caminho próximo ao rio, além disso, fique atento às sacolinhas amarradas às árvores sinalizando o caminho correto. Mais adiante você vai encontrar também as tubulações de coleta d’água, isso porque lá é coletada a água que abastece a Praia de Fora, bairro da Palhoça, e aí basta segui-las.
Vale destacar que durante a trilha da Cachoeira do Jarrão é necessário atravessar uma cerca de arame farpado em um ponto e uma pequena abertura para passagem de pedestre em outro. Apesar de a trilha cruzar propriedade particular, as cercas existem para contensão de animais, portanto respeite os locais específicos para passagem e mantenha as porteiras fechadas.
Há diversos pocinhos e pequenas quedas ao longo da trilha, e eles são muito mais tranquilos para banho do que a queda principal, no fim da trilha. É claro que na primeira vez você vai querer ir até o final, mas na próxima vez, aproveitar um dos pocinhos é uma ótima alternativa.
Ao todo são cerca de 2,5km de ida, percorridos em cerca de 45 minutos e relativamente fácil. No entanto, próximo ao fim da trilha há algumas subidas mais íngremes e bem escorregadias mesmo quando não chove. Isso acontece porque há pequenos riachos no caminho, que acabam molhando a trilha, deixando os trechos um pouco perigosos.
Dificuldades
A trilha da Cachoeira do Jarrão tem tudo para ser fácil, mas quando comparada à outras da região, deixa a desejar. As inúmeras bifurcações são um pouco confusas e a trilha não é tão bem sinalizada. Por isso, pode acontecer de você caminhar um pouco mais do que estava previsto. A maior parte das bifurcações acabam nos mesmos lugares, um caminho vai pela margem do rio, outro não. Caso esteja difícil seguir pela margem, onde há bastante pedra, procure o caminho alternativo.
O que levar
Nas margens do rio Cambirela há bastante espaço para passar o dia, e tem até quem acampe por lá. Se esse for o seu caso, a lista é um pouco maior, mas se for apenas um passeio de meio dia, anota aí:
- Mochila – para mão livres
- Tênis ou bota de trilha – tem quem vá de Havaianas, mas não recomendo!
- Roupa de banho e toalha
- Água e lanches leves
- Repelente e protetor solar
- Celular ou câmera
- Sacola para lixo -por favor, não deixe seu lixo pelo caminho!
Quando ir
Uma quarta feira ensolarada é uma das melhores opções para você visitar a Cachoeira do Jarrão, porque ela não vai estar lotada. Como a maioria de nós só consegue ir nos finais de semana, a única restrição é caso tenha chovido muito nos dias anteriores ou tenha previsão de chuva para o dia. Recomendo evitar porque a trilha é daquelas que fica bem escorregadia quando a terra está muito molhada.
O passeio pode ser feito em qualquer estação, mas lembre-se que a água da cachoeira é sempre bem fria! Se puder, escolha um dia com boa visibilidade para avistar a Ilha da Magia.
Aproveite e vem conhecer Cinco trilhas fáceis e imperdíveis em Floripa
Quem aí está querendo aproveitar um belo dia de sol nesse paraíso? Vai e depois me conta!
Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.
Anyy, joguei nome dessa cachoeira no google e veio teu site!! Que legallll, vi a foto e pensei parece a Any!! Parabénsss, mto legal mesmo!! Já favoritei!! Beijinhos.