Bom Jardim da Serra é a pequena cidade no topo da Serra do Rio do Rastro, uma das estradas mais bonitas do mundo, que liga o litoral ao planalto. As belezas naturais são o destaque da região, principalmente pelos lindos cânions, nascentes e cachoeiras. Além disso, o friozinho, clima serrano e boa gastronomia completam o combo.

A temperatura média em Bom Jardim da Serra é amena, não costuma passar dos vinte e poucos graus nos dias mais quentes de verão, enquanto a mínima média fica entre 5ºC e 10ºC no inverno. Os meses mais frios são também os mais secos, e por isso favoráveis para atividades na natureza. Já em janeiro é quando acontece o maior volume de chuva na cidade. Ainda sobre o clima na região é importante destacar que estamos falando de região de serra, onde o tempo muda muito rapidamente e varia a cada localidade. Por exemplo: na praça da cidade pode estar um lindo dia de sol, mas ao chegar no mirante da serra ou em um cânion haver tanta neblina que não é possível avistar praticamente nada. Por fim, leve sempre um casaco com você.



Booking.com

O que fazer em Bom Jardim da Serra

Cascata da Barrinha

Praticamente junto ao pórtico de Bom Jardim da Serra uma afluente do Rio Pelotas forma piscinas naturais logo abaixo de uma pequena queda: a Cascata da Barrinha. Ali as crianças se banham no verão e famílias fazem piqueniques. É possível cruzar o rio por cima das pedras, caso você não queira se molhar, e caminhar pela margem. É um passeio simples e delicioso para dias ensolarados de frio ou calor.

Barrinha - Bom Jardim da Serra

Ao lado da cascata há um restaurante, Churrascaria Cascata, um dos principais e mais movimentados da cidade. Não se assuste com a quantidade de carros no estacionamento, ele é bem grande.

Mirante da Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro está entre as estradas mais bonitas do mundo, segundo muitas revistas internacionais. São poucos quilômetros entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra, cerca de 15km, de subida sinuosa, com paredões rochosos de um lado e penhasco do outro.

Existem alguns mirantes durante a subida, mas o principal e mais espaçoso deles fica já no topo da serra. Lá há muitas vagas de estacionamento, loja de produtos locais, restaurante e lanchonete.

Se a visibilidade não estiver boa quando você chegar, espere um pouco. Tome um chocolate quente com mini marshmallow acompanhado de cheesecake do Mensageiro da Montanha e volte para avistar a serra. Como mencionei antes, o tempo abre e fecha muito rápido, então, se você puder, aguarde um pouco que há grandes chances de essa espera valer a pena! O mirante vai ficando cada vez mais cheio ao longo do dia, sendo que de manhã costuma ser o melhor momento para a visita.

ATENÇÃO: não alimente os quatis! Apesar de acostumados com a grande quantidade de visitantes, eles são animais selvagens, com dentes muito afiados e mordem.

Cânion Ronda – Mirante Serra Parque

Há 2km do mirante da Serra do Rio do Rastro, no sentido Lauro Muller, fica o cânion de mais fácil acesso da cidade. Isso acontece porque o estacionamento fica muito próximo da rodovia, portanto um percurso bem curto em estrada de chão, e a pequena caminhada de 350 metros até a borda é feita quase toda em caminhos de madeira, tipo deck. Como tempo limpo é possível avistar até mesmo o litoral catarinense.

Apesar da facilidade de acesso, a beleza do Cânion da Ronda não deixa a desejar! Na minha opinião, essa facilidade faz com que esta visita seja praticamente obrigatória para quem vai até Bom Jardim da Serra.

Ingresso: 10 reais

Cânion do Funil

Acessado por propriedade particular, é possível chegar no Cânion do Funil por trilha a pé, a cavalo ou 4×4. A trilha é longa: 14km (ida e volta), por isso, recomendo só para aqueles que estão habituados a esse tipo de aventura. Para chegar ao início da trilha é necessário percorrer cerca de 12km de estrada de chão. Para os demais, contratar um guia com 4×4 é a melhor opção.

A paisagem deste passeio é um pouco diferenciada. Além dos paredões há também picos escarpados impressionantes, bem diferentes dos demais cânions da região.

Ingresso: 20 reais

Cânion Laranjeiras

Assim como o Cânion do Funil, existem diversas formas de chegar ao Cânion das Laranjeiras: por trilha a pé, 4×4, quadriciclo ou até mesmo a cavalo. Para chegar ao cânion é necessário ir até umas das fazendas de propriedade privada, seja a Fazenda Rincão da Palha (mirante norte) ou a Fazenda Santa Cândida (mirante sul). O trecho até lá é de estrada não muito boa, mas possível de percorrer com carro de passeio em dias secos. Além disso, a visita deve ser acompanhada por um guia, uma vez que não há proteção nas bordas dos cânions.

A imensidão dos paredões impressiona, e de lá também é possível avistar o litoral, quando não há neblina. Há diversos saltos, as vezes quase imperceptíveis em meio às rochas, onde se formam belos arco íris em dias de sol.

O clima nos cânions é ainda mais imprevisível, por isso reforço a importância do guia. Não é raro carros atolarem no percurso.

Para quem vai de trilha, são cerca de 5km de caminhada a partir das fazendas.

Ingresso: 20 reais

Além de Bom Jardim da Serra

Algumas outras cidades da serra catarinense combinam muito com Bom Jardim da Serra, seja para bate e volta diário ou para dividir a estadia.

Urubici

São inúmeras atrações para conhecer na cidade, como o clássico Morro da Igreja, a Cascata Véu de Noiva, Altos do Corvo Branco ou ainda o Cânion Espraiado, além de diversos cafés coloniais e ótimas hospedagens.

São Joaquim

A possibilidade de neve é um dos principais atrativos da cidade. Contudo, ali existem 17 vinícolas, sendo que 7 são abertas para visitação, com degustação de vinho, piqueniques, refeições harmonizadas, entre outros, o que faz de São Joaquim um ótimo destino em qualquer época do ano.

Como chegar em Bom Jardim da Serra

Para explorar a região serrana é interessante que você esteja de carro. Para quem mora no sul do país, as principais rodovias de acesso são: BR-116, BR-282, BR-101 + Serra do Rio do Rastro. Recomendo fazer o download do mapa da região, uma vez que o sinal de celular é bastante escasso por lá.

Se você está vindo de mais longe é possível voar até Florianópolis ou Lages, que são os aeroportos mais próximos. A partir dali, alugue um carro e aproveite a viagem!

Quem aí já está querendo aproveitar o friozinho da serra catarinense? Vai e depois me conta!

Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: