O local mais frio do Brasil fica em Santa Catarina e se chama Morro da Igreja. Além disso, esse também é o ponto mais alto habitado do sul do país, portanto é certamente um passeio imperdível na sua viagem à Urubici. E fica ainda melhor: de graça. No entanto, é necessário se organizar para realizar a visita porque ela é um pouco burocrática. Isso acontece porque a área faz parte da Serra Geral e Parque Nacional de São Joaquim e tem o acesso controlado. E por fim, você nunca tem certeza de como estará o tempo quando chegar lá: um mar de nuvens, neblina ou céu aberto? Mas uma coisa é certa: MUITO vento!
Agendamento prévio para visita ao Morro da Igreja
A visita ao Morro da Igreja é gratuito, mas você precisa agendar previamente (de um a cinco dias de antecedência) através do site oficial do ICMBio. Eventualmente o site libera as datas uma semana antes, mas isso não é regra. O parque tem limite diário de visitação, por isso é arriscado eixar o agendamento para véspera, uma vez que é possível não haver mais vagas.
O site do ICMBio é bastante intuitivo. Depois de acessar o link, você deve selecionar o dia da visita na lista de opções, o que levará para um formulário onde você irá preencher os dados da visita. As informações são sobre o carro, motorista e número de passageiros e não poderão ser alteradas. Quando você enviar o formulário uma cópia de confirmação será direcionada ao seu email.
Vale destacar que cada veículo precisa de um formulário e que o formulário de um veículo não pode ser usado para outro. Além disso, agendamentos de um mesmo veículo em duplicidade, mesmo que para dias diferentes, serão automaticamente cancelados.
Retirada da autorização de acesso ao Morro da Igreja
Após a confirmação do agendamento você precisa realizar a retirada da autorização para acesso ao Morro da Igreja. É possível pegar a autorização a partir de dois dias antes da visita, mas o mais comum é que isso aconteça já a caminho do parque. Isto porque o horário de funcionamento do escritório para retirada normalmente coincide com a realização dos demais passeios.
Basta ir até o endereço e apresentar um documento pessoal e retirar o ingresso impresso. Esse é o ingresso que você deverá apresentar no posto de controle de acesso ao Morro da Igreja.
Endereço para retirada da autorização: Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542, Bairro Esquina – Urubici / Santa Catarina
Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h
Morro da Igreja – Visitando o parque
A visita
Saindo de Urubici você verá muita sinalização indicando “Morro da Igreja e Pedra Furada”. A rota até o destino é seguindo pela SC-430 até o acesso à Estrada Geral do Morro da Igreja, mesma estrada que leva à Cascata Véu de Noiva. O posto de controle do ICMBio fica logo depois do acesso à Cascata. Dali até p mirante são cerca de 10km de estrada sinuosa, de pista simples, sujeita a muita neblina e cruzamento de animais silvestres, portanto dirija com muita atenção.
A diferença de altitude entre a cidade de Urubici e o mirante do Morro da Igreja é de quase 1.000m e você vai percebendo a elevação no trajeto, seja porque o ouvido trancou o o ar se tornou mais fresco.
Chegando ao mirante, à sua direita você poderá avistar a Pedra Furada e a formação do Parque Nacional de São Joaquim.
Estrutura
O mirante é bem conservado, no entanto praticamente não há estrutura. Não há banheiro ou lanchonetes no local. Há diversas vagas para estacionamento, mas o espaço não é tão grande um tanto quanto limitado.
Horário de funcionamento
Diariamente, das 8h às 17h, com
Atenção
Não são permitidos animais domésticos durante a visita, isso porque há animais silvestres no parque.
Além disso, drones não são permitidos, nem parar veículos em local não apropriado para este fim.
E o mais importante: dirija com atenção, afinal a subida é muito íngreme e sinuosa.
Como chegar em Urubici
Para explorar a região serrana é sempre interessante que você esteja de carro. Para quem mora no sul do país, as principais rodovias de acesso são: BR-116, BR-282, BR-101 + Serra do Rio do Rastro, e já aproveite para conhecer Bom Jardim da Serra no caminho. Recomendo fazer o download do mapa da região, uma vez que o sinal de celular é bastante escasso por lá.
Se você está vindo de mais longe é possível voar até Florianópolis ou Lages, que são os aeroportos mais próximos. A partir dali, alugue um carro e aproveite a viagem!
Quem aí já está querendo aproveitar o friozinho da serra catarinense? Só vem e depois me conta!
Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.