Bandeira argentina

Subte ArgentinaATUALIZAÇÃO: A partir de 24/08/2022 não é mais necessário preencher a DDJJ para viajar apara Argentina.

Antigamente, para viajar para Argentina, os brasileiros só precisávamos ter o RG válido e ir, mas a pandemia mudou algumas coisas.

A parte fácil é que o Brasil e Argentina fazem parte do Mercosul. Para quem matou essa aula, o acordo permite a livre circulação de pessoas entre os países portando apenas o documento oficial de identificação. Também fazem parte do Mercosul: Bolívia, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Equador, Peru, Chile e Venezuela.

Mas qual é o documento oficial de identificação? O Brasil está substituindo o RG pelo DNI (Documento Nacional de Identificação) e ambos são documentos válidos, no entanto, eles precisam estar em  bom estado de conservação. Teoricamente, o documento deve ter menos de dez anos para ser válido. Há quem diga que isso é mito e que basta haver semelhança com a foto. Eu prefiro não arriscar.

No Brasil usamos outros documentos, como carteiras de conselhos de classe, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outras, no entanto, esses documentos não são aceitos internacionalmente. Ou seja, se você não portar passaporte, RG ou DNI o agente de imigração não permitirá a sua entrada no país.

As regras para viagens ao exterior têm mudado frequentemente por conta da pandemia, e aqui temos algumas novidades para quem vai viajar para Argentina:

Seguro de viagem com cobertura de COVID

ATUALIZAÇÃO: A partir de 24/08/2022 não é mais necessário apresentar seguro de viagem para ingressar no país, no entanto, recomendo que você sempre viaje com seguro de viagem!

Na hora do embarque aéreo ou no controle de fronteira terrestre você precisa apresentar a apólice do seguro de viagem junto com o documento oficial. Você pode comprar o seu através do Seguros Promo, um comparador de seguradoras de viagem do Brasil que tem sempre ótimas ofertas. Se você acessar através de um dos nossos links, o blog ganha uma pequena comissão que ajuda a pagar os boletos aqui.

Dica: selecione o filtro “Cobertura COVID” para escolher a opção com o melhor custo x benefício e use o cupom UMPULONOMUNDO5 para ter 5% de desconto no seu seguro!

Declaração Juramentada (DDJJ)

Trata-se de um formulário online preenchido no site do Ministério de Interior da Argentina. Ali você declara que está com o ciclo de vacinação completo, não tem COVID nem esteve em contato com pessoas contaminadas, bem como não apresenta sintomas da doença. Além disso, você precisa informar todos os dados do seu voo, inclusive assento, contato e hospedagem. O preenchimento acontece em duas etapas, primeiro um cadastro simples, depois uma confirmação por email e aí os dados complementares. Ela pode ser feito a partir de 48h antes do embarque.

Casa Rosada Argentina

Atenção no preenchimento para que você não cometa o mesmo erro que eu: Buenos Aires não faz parte da Província Buenos Aires, mas da Ciudad Buenos Aires.

Você declara estar vacinado na DDJJ, por isso não é necessário apresentar o Certificado de Vacinação do Conecta SUS. O mesmo vale para o teste de COVID, que não é mais exigido para viajar para Argentina, nem para voltar ao Brasil. No entanto, o Certificado de Vacinação ainda é necessário para entrar no Brasil.

Procurando outros destinos na América do Sul? Eu sugiro que você conheça as cores e sabores do Deserto do Atacama, no Chile!

Siga o Um Pulo nas redes sociais! É no Instagram que consigo interagir mais com vocês.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: